14 de fevereiro de 2015

A beleza perdida do carnaval


   Eu amo carnaval, ou pelo menos a ideia de ser feliz sem motivo. Descobri isso há alguns anos, desfilando numa escola de samba na cidade de Mococa, interior de São Paulo, onde deixei-me sorrir pelas avenidas. Éramos eu e minha prima. A cidade é pequena, portanto quase todo mundo ali eu conhecia, quem desfilava costumava ser amigo de infância dos meus pais. Chegar de fantasia realmente me fazia sentir em outra pessoa, alguém dentro de mim que só aparecia no carnaval.
  Desfilar na avenida e ver as pessoas ao meu lado sorrirem despreocupadas com a vida, cantando o samba que decoraram para os grandes dias, sambando como se a música fosse eterna, e sentir a alegria exalada de cada um, deixa tudo mais gostoso, sendo onde eu estiver.
  Me perco na multidão vendo a alegria alheia de quem canta o refrão fácil do samba enquanto dança sem querer parar. Desfilar na rua me faz querer mais e mais. Vendo as pessoas de fora jogando confete, espuma e serpentina enquanto filmam a brincadeira desse povo que se joga na avenida.
  E chover no carnaval, pra mim não faz mal. Deixar a fantasia pesada molhar e lavar a tristeza. Sentir o friozinho que dá, e depois passar, de tanto pular. Poder gritar e sentir todos me ouvirem, dançar seguindo a canção e se arrumar para a festa que tenho dentro do meu coração.
  A tristeza me passa só na hora que acaba, e ver todos tirando as fantasias comemorando a cantoria. Mas não é nada comparado com a emoção que me vem ao pensar que carnaval tem todo ano.
  Mas esse ano foi diferente, o carnaval ali acabou. De pouco em pouco quem estava de fora não mais se animava, e acabaram abandonando essa riqueza que a cidade tinha. A prefeitura também não ajudou, deixou sem desfile a cidade. Então a solução para não perder a festa foi ficar aqui em Sampa, o que não é de meu costume nesta época do ano que tanto esperava ver a cidade sem muita atração.
  Quem está de fora reclama porque teme da segurança precária, e às vezes com razão. Mas quando encontramos o bloco, a avenida, ou a escola que nos dá espaço de ser feliz, o carnaval leva a gente para outro mundo. Não temos mais problemas na cabeça.  Nenhuma preocupação ou infelicidade.
  Antes, toda essa folia e animação era a paixão do Brasil, mas pelo jeito vai ser só história daqui algum tempo. Com falta de respeito, os jovens de hoje perderam a noção da beleza que podíamos fazer do Carnaval. Pensar que uma bagunça é besteira. Todo mundo sincronizado na alegria, não tem como ser ruim.
  Não queria que desanimasse, e o carnaval acabasse. É claro que estes problemas são reais, mas não só no carnaval. Eles estão o tempo todo em todo lugar. 
  Então escrevo para virem às ruas verem a beleza que fazem na cidade. Cotidianamente toda cinza, mas nesta festa tudo tem cor.
  Ah, só de ver o rastro que deixam nas ruas, não parece verdade. Absorver cada sorriso da multidão que me envolve de alegria, me faz lembrar que existe tempo só de felicidade.
  Andam dizendo que carnaval é uma tolice, se escondem atrás da incerteza de encontrar um bloco que nos acolha nas ruas. Estupro, abuso e preconceito acontecem sim, mas não só no carnaval. 
  Aqui em Sampa, no fim de semana de véspera de toda essa folia, vi o quanto se importaram com essa alegria pública, com muito espaço para a festa a cidade está mais organizada que pensei. A multidão vem como for, de metro, busão, à pé, bike ou skate, a cidade se enche de confete, espuma e serpentina. Aí que coisa boa! Voltar pra casa à pé só para ver a marca que deixaram. Uma calçada mesmo que suja, toda colorida.
  Posso dizer que São Paulo está preparada para o carnaval?
  Uma pergunta sem resposta. Mas me animei bastante esse ano, com tantas marchinhas legais e blocos organizadíssimos, que convidam quem está de fora para se juntar e assistir das janelas a bagunça gostosa que tornamos aos poucos essa data.


2 comentários:

  1. Gostei Leticia! Acho que pode enlaçar melhor a crítica ao carnaval à exaltação deste, ficou um pouco desconectado.
    mas adorei ver você dançando o carnaval.
    e por que o carnaval em Mococa acabou? que triste...
    bom trabalho!
    Luana

    ResponderExcluir